Não vou negar as aparências

Faltando menos de um mês para o início do mundial 2017 da F1, enfim, habemus os carros da F1 2017! Com mudanças até então consideráveis no regulamento, os monopostos para este ano não trouxeram tantas novidades quanto imaginava-se. A aparência dos carros não mudou tanto, basta verificar o FW40 da Williams e o  F1 W08 da Mercedes, que apenas se adaptaram aos moldes desta temporada.

Começando com as aparências que foram zuadas, em primeiro lugar temos a famosa barbatana de tubarão . Sim, este elemento nos voltou este ano de forma bem peculiar. Particularmente eu gosto muito dessa asa, desde que “feita do jeito certo”. Esse elemento foi muito usado nos carros em 2008, e, naquele ano, causou um efeito bem agradável. Porém, hoje, algumas equipes não fizeram o trabalho direito. Lembrando que não sou engenheiro para determinar como deve ser o formato para uma melhor eficácia, estou apenas julgando pelas aparências.

Equipes que cagaram no aparato: Williams; não entendi porque prolongaram o “rabo” do logo da Martini tanto daquela forma, ficou muito grande e dá um destaque horrível, além de que o formato também não me agradou. O mesmo acontece com a Force India; fizeram um “muro” cinza nas costas do carro. Já a Sauber, Renault, Ferrari, Haas, McLaren e Toro Rosso, conseguiram criar uma barbatana mais harmoniosa; mas, convenhamos, não entendi muito o disfarce com a cor que Sauber, Ferrari e Reb Bull usaram; esta última “cortou” o rabo do touro! O melhor formato então, sem dúvida, é o da Toro Rosso.

Motor Racing - Formula One Testing - Test One - Day 1 -  Barcelona, Spain
O que é isso?!

Vamos agora ao bico, outro ponto polêmico. Eu estou muito triste em saber que este regulamento forçou os engenheiros a encontrarem uma solução não muito bonita para conseguirem um melhor desempenho nessa parte do carro. Com exceção dos bicos de Toro Rosso e Mercedes, parece que os das outras equipes é uma tendência. Confesso que quando tiveram a ideia de abaixar a altura da frente do carro, pensei que obrigariam as equipes a construírem bicos mais parecidos com os dos carros do início dos anos 90; me enganei feio! Que bom que este ano Mercedes e Toro Rosso conseguiram fazer isso.

Motor Racing - Formula One Testing - Test One - Day 1 -  Barcelona, Spain
Queria ver mais coisas como isso.

Pontos a serem destacados, algumas equipes surgiram uma uma “mini asa”  no final da barbatana de turbarão, confesso que gostei, achei legal. Outra coisa que me chamou a atenção foram as entradas de ar laterias do caro da Ferrari pois têm um formato diferente do convencional. Apesar de não serem tão harmoniosas assim, ficou legal. E parabéns para quem teve a ideia de mudar as dimensões da asa traseira e dos pneus, essa combinação ficou sensacional! Apesar de que vi comentários dizendo que isso possa atrapalhar muito as ultrapassagens… nesse ponto, beleza não se poem na mesa!

E claro, não posso deixar de citar o “laranja” da McLaren. Olha, ficou meio cagado, a ideia é maravilhosa, mas, como costumo dizer, não “deu liga” direito. Apesar de que na pista o carro parece ter uma aparência melhor.

No quesito beleza pelo conjunto da obra, nota 11 para Toro Rosso e  10 para Mercedes, pois a aparência de seus carros  ficou bem harmoniosa. Renault leva um 9 por causa do “bico tendência”. De resto, nem sei muito o que dizer… a Haas disfarçou bem a pintura na barbatana de turbarão e a Red Bull ficou com corpo de carro bem “fofinho”.

333699412
Onde que aplaude?

Louvado seja o Criador pelos carros de Toro Rosso e Mercedes. E vocês, o que acharam dos carros deste ano?

Nota: A Mercedes apareceu no primeiro dia de testes em Barcelona com uma “mini” barbatana de turbarão. Aceitável. Não tira a nota 10 da equipe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: